O Sarampo é uma infecção viral que apresenta gravidade quando adquirida na infância, o vírus se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou respirar. Até recentemente, era considerada de fácil prevenção por meio de vacina.
No dia 04 de setembro a ASCOM do Ministério da Saúde publicou que cresceu em 18% o número de casos de sarampo no Brasil, registrando nos últimos 90 dias, 2.753 casos confirmados de sarampo em 13 estados e no dia 12 de Agosto, a secretaria de Estado da Saúde (SESAU) publicou a confirmação do primeiro caso em Alagoas.
Para melhorar o fluxo em Maceió para o rastreamento, tratamento e notificação destes casos foi realizado uma capacitação, nos dias 05 e 06 de setembro, nas UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes, sobre como identificar os sinais e sintomas diferenciais da doença, quais os equipamentos de proteção individual preconizados, qual conduta tomar ao se obter um caso suspeito e por fim como realizar a coleta da amostra para o exame de confirmação do Sarampo.
O curso, organizado pelo NEPES em parceria com o Laboratório Central de Alagoas (LACEN) foi disponibilizado para todos os colaboradores das duas unidades e ministrado pelo Virologista Magliones e equipe, com o intuito de promover e multiplicar os conhecimentos para todos os setores, principalmente a equipe de enfermagem e equipe do laboratório responsáveis por lidar com a coleta da amostra para o exame diagnóstico.