Iniciativa visa garantir maior agilidade nos atendimentos prestados nas unidades de emergência
As UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes, em Maceió, receberam nessa quinta-feira, 29/09, uma visita técnica do professor Robson Calado, da UFF – Universidade Federal Fluminense e, Nicole Braz, representando Ministério da Saúde.
A visita técnica faz parte das ações do projeto Lean nas UPAs. O intuito do encontro foi oportunizar o apoio de tutores da universidade na implantação de estratégias para tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado nas unidades.
“A metodologia Lean veio acrescentar na unidade itens para ampliar a qualidade de atendimento do paciente com o objetivo de melhorar o tempo de sua jornada, além de implantarmos as buscas de melhorias através das boas práticas”, explicou Walma Marinho, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.
O que é o projeto?
O Projeto Lean nas UPAs é uma estratégia para melhorar e acelerar o atendimento nas unidades de pronto atendimento do Brasil. Ele se baseia na metodologia Lean, que tem origem no Sistema Toyota de Produção, bastante conhecido pela indústria. Na saúde, o método é chamado de Lean Healthcare.
Nesse segundo ciclo do projeto, 50 UPAs estão sendo beneficiadas em todo o Brasil, sendo três delas de Maceió. Destas, duas são gerenciadas pelo ISAC. Ambas são certificadas pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A UPA Benedito Bentes é reconhecida como Nível 1 – Acreditado e a UPA Trapiche da Barra é Nível 2 – Acreditado Pleno.
“É mais um projeto que assegura a melhoria contínua da assistência que prestamos em nossa unidade. Com a aplicação do modelo proposto pelo projeto Lean garantimos maior agilidade no atendimento nas UPAs”, afirmou Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes.