Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, as UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra (gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC) estruturaram um novo fluxo de atendimento que entrou em vigor neste domingo, dia 22 de março de 2020.
Os pacientes com sintomas gripais leves não vão ter indicação de permanência na unidade. Por isso, após a consulta médica, eles vão receber as prescrições e as orientações necessárias para permanência em isolamento domiciliar. Eles devem, também, assinar um termo de conhecimento.
O objetivo é minimizar a aglomeração de pessoas, para evitar o contágio das mesmas, isolando os pacientes com sintomas gripais que vão seguir o fluxo exclusivo para isolamento. O atendimento desses casos é feito por uma equipe multidisciplinar específica.
Ressaltamos que a decisão foi tomada após uma reunião com superintendentes, direção geral, direção técnica, qualidade e coordenadores, levando em conta o caráter técnico e científico.
Reforçamos a importância da população nesse combate ao novo coronavírus e pedimos que, caso tenham sintomas leves, evitem ir às unidades. A orientação é para preservação da saúde coletiva.
O ISAC é uma organização social que tem como meta a qualidade assistencial e a segurança do paciente, desta forma. As unidades gerenciadas pelo ISAC seguem as orientações determinadas pelo Governo Federal e estão preparadas para atender as demandas da COVID-19.