No primeiro bate-papo da campanha “Outubro Rosa” na Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes, em Maceió, os colaboradores foram alertados sobre medidas que podem evitar o surgimento do câncer de mama.
O tumor é um dos mais recorrentes em mulheres no Brasil e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só neste ano deve atingir mais de 66 mil brasileiras.
De acordo com a enfermeira obstetra Polyanna Teixeira Cavalcante, que esteve à frente da palestra, hábitos como alimentação balanceada, prática regular de atividade física e amamentação ajudam a combater a doença. Pesquisas apontam que 30% dos casos podem ser prevenidos com esses cuidados.
Porém, quando os tumores aparecem, se diagnosticados precocemente, as chances de cura aumentam em 95%. Dessa forma, o autoexame nas mamas e as consultas regulares com médico especialista, bem como a realização de mamografia a partir dos 40 anos ou antes disso quando há histórico familiar da doença, também são importantes na luta contra o câncer.
A ação fez parte do Movimento pela Vida realizado nacionalmente pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social que gere a UPA Benedito Bentes.