Nos últimos 12 meses, unidade atingiu o percentual de satisfação de 99% dos pacientes assistidos
Chamada às pressas para ajudar um vizinho que estava desacordado após um mal-estar súbito, Ingrid Vanessa Oliveira, 36 anos, buscou o atendimento de urgência na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Roosevelt Falcão Cavalcante, ou UPA Benedito Bentes. Mesmo com o acolhimento ágil, o quadro clínico do idoso piorou rapidamente e ele faleceu.
Embora tenha sido uma situação delicada, a assessora ficou satisfeita com o tratamento humanizado da unidade. Ingrid Vanessa usou uma rede social para elogiar a assistência prestada na UPA Benedito Bentes.
“Fiquei impressionada com o tratamento humanizado ofertado. O que fez a diferença num momento como aquele foi justamente o atendimento de forma humanizada, com presteza, solidariedade e a empatia com que fomos recepcionados pelos funcionários. Que todos os funcionários das redes públicas possam alcançar tal excelência nos atendimentos e que vocês continuem sendo referência”, agradeceu Ingrid.
O relato de Ingrid é mais uma história de satisfação contada pelos pacientes que utilizam os serviços da UPA Benedito Bentes durante os seis anos de funcionamento da unidade de urgência e emergência.
Satisfação do Usuário
Com objetivo de ouvir pacientes e acompanhantes e entender como foi a jornada deles dentro da UPA Benedito Bentes, desde a recepção até a finalização do atendimento, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela gestão compartilhada da unidade mantém o SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.
A área é responsável por receber críticas, reclamações, sugestões e elogios e fazer as tratativas, quando necessário. O objetivo é manter a interação com os usuários para, assim, de maneira conjunta, assegurar a melhoria contínua dos serviços prestados.
Nos últimos 12 meses, a UPA Benedito atingiu o percentual de satisfação de 99% dos pacientes assistidos na unidade. “O alto índice de satisfação é fruto de uma assistência que preza prioritariamente pela humanização, qualidade e segurança do paciente. São pilares do ISAC que resultam no atendimento de excelência ao cidadão alagoano”, explicou Douglas Teixeira, diretor geral da UPA Benedito Bentes.
Jeito ISAC
Há seis anos atuando como recepcionista na UPA Benedito Bentes, Josiane Hass Ponce, vê a equipe de trabalho como uma grande família. Para a colaboradora, o clima organizacional favorável e a boa interação entre as equipes são alguns dos aspectos que garantem a qualidade da assistência prestada.
“Amo o que faço. Meu sentimento é de muita gratidão. Trabalhar em um lugar onde existe respeito e carinho entre os colegas de trabalho é fundamental para que a gente possa oferecer um acolhimento cada vez mais humanizado aos pacientes”, afirmou Josiane.
Valorização profissional
A meritocracia é um dos valores que baseiam a atuação do ISAC na UPA Benedito Bentes. Luciene Paula Leite trabalha na unidade há seis anos. Ela atuava na recepção do posto de urgência e conseguiu o crescimento profissional após passar em um processo seletivo interno. Emocionada com o reconhecimento, ela acredita que o avanço veio como consequência da dedicação constante que faz ao trabalho.
“Trabalhar na UPA Benedito Bentes sempre foi muito gratificante. Aqui, somos desafiados a cada dia, a sermos melhores, para vencer os desafios diários. Trabalhar em uma empresa que valoriza o colaborador, traz estímulo e entusiasmo. Trabalhar com uma equipe que nos inspira a sermos melhores, onde há meritocracia e temos a oportunidade de crescer profissionalmente, nos orgulha em fazer parte desse time”, explicou.
Atendimentos
Desde a sua inauguração, em julho de 2016, a unidade oferta à população alagoana atendimento gratuito em urgência e emergência nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia.
Durante esses seis anos, mais de 2,6 milhões de atendimentos já foram realizados. Destes, 583.754 foram atendimentos médicos e 2.069.119 foram procedimentos como radiografias, eletrocardiogramas e exames laboratoriais.
Estrutura
Custeada pela Prefeitura de Maceió, a UPA Benedito Bentes é de porte 3 e tem capacidade para atender cerca de 350 pessoas por dia.
A unidade conta com 18 leitos. São mais de 140 colaboradores que atuam com base na cultura de segurança do paciente. Recebem treinamentos constantes e trabalham o desenvolvimento das lideranças, assim como participam de plataformas de educação à distância.