Projeto foca na melhoria contínua da gestão em saúde a partir da mudança de cultura e da redução de desperdícios
Profissionais do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania que atuam nas UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes participaram de um workshop do Projeto Lean nas UPAs realizado nesta semana em Maceió, no Estado de Alagoas, pela UFF – Universidade Federal Fluminense e pelo Ministério da Saúde.
Durante o workshop foram abordados tópicos como fluxos em serviços de saúde e estratégias de governança clínica; história e inserção nos sistemas de saúde de unidades não hospitalares; princípio e história do Lean Healthcare; teoria de filas e aplicação em fluxos de serviços de urgência e emergência; e ferramentas Lean. Também houve simulações de atendimentos entre as equipes.
A programação faz parte do segundo ciclo do projeto que beneficiará 50 UPAs de todo o Brasil, sendo três delas de Maceió. Destas, duas são gerenciadas pelo ISAC. Ambas são certificadas pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A UPA Benedito Bentes é reconhecida como Nível 1 – Acreditado e a UPA Trapiche da Barra é Nível 2 – Acreditado Pleno.
Walma Marinho, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, comentou sobre o workshop. “Foi um momento de aprendizado e troca de experiência muito gratificante para todos os participantes”, disse.
Próximos passos
Em uma próxima etapa, cada uma das unidades participantes do Projeto Lean nas UPAs receberá profissionais ligados à UFF para uma visita técnica. Ao longo de seis meses, elas terão o apoio de tutores da universidade na implantação de estratégias para tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado.
O que é o projeto?
O Projeto Lean nas UPAs é uma estratégia para melhorar e acelerar o atendimento nas unidades de pronto atendimento do Brasil. Ele se baseia na metodologia Lean, que tem origem no Sistema Toyota de Produção, bastante conhecido pela indústria. Na saúde, o método é chamado de Lean Healthcare.