Equipe do laboratório clínico da unidade participou de atualização nos procedimentos casos suspeitos de meningite.
A hemocultura pesquisa os microrganismos no sangue que podem causar doenças como a meningite e a sepse. É considerada um dos principais exames laboratoriais e a qualidade do resultado depende de diversas recomendações.
Com o objetivo de atualizar sobre os procedimentos padrões, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes, em Maceió (AL), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, recebeu um treinamento em coleta de hemocultura realizado pela equipe especializada da Laclin – Laboratório de Análises Clínicas.
O treinamento foi realizado no dia 4 de outubro no laboratório da UPA e contou com a participação dos biomédicos e técnicos de análises clínicas da unidade. Os colaboradores foram atualizados sobre os procedimentos de assepsia, manuseio, coleta, armazenamento e transporte em amostras de hemocultura, a fim de assegurar a qualidade da amostra clínica.
Foram abordados desde a punção até os meios de cultura adequados e técnicas detalhadas, visando, principalmente, o fluxo de coletas de hemocultura para casos suspeitos de meningite.
Desde setembro, a Prefeitura de Maceió, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde, executa o Plano de Enfrentamento à Meningite e ao Surto de Doença Meningocócica, e a UPA Benedito Bentes é parceira da estratégia.
A meningite é uma doença caracterizada pelo processo de inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro, e que pode levar a óbito. A vacinação é a melhor forma de prevenção e é oferecida gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde.
Sobre a UPA Benedito Bentes
A UPA Benedito Bentes é custeada pela Prefeitura de Maceió e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 19 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.