Trabalho em equipe e cultura do feedback são abordados durante Escola de Líderes ISAC

Treinamento promove desenvolvimento pessoal e autoconhecimento necessário para entender os processos de gerenciamento das equipes de forma assertiva

Promover o desenvolvimento da liderança e proporcionar um momento de reflexão com atividades voltadas para a autoavaliação e autoconhecimento necessário para entender os processos de gerenciamento das equipes de forma assertiva.

Esse foi o objetivo da Escola de Líderes ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promovido pelo setor de Recursos Humanos aos colaboradores das unidades gerenciadas pela organização social no Tocantins, Bahia, Alagoas e Goiás.

“Fomentamos a capacitação continuada dos nossos colaboradores, sempre buscando a excelência e humanização, que são características que fazem parte do Jeito ISAC de ser”, destacou Lorena Conte, gestora de Pessoas ISAC.

Trabalho em equipe e feedback

Nessa edição, a Escola de Líderes ISAC trouxe como tema o impacto do trabalho em equipe e do feedback. O treinamento foi mediado por Lorena Conte e Ruama Caetano.

“Implantar a cultura de feedback dentro do trabalho em equipe ajuda a solucionar problemas como falta de engajamento e propósito. Além disso, essa é uma prática que impacta positivamente nos resultados e no clima da organização”, explicou Ruama.

Trabalho em equipe e trabalho em grupo

Embora pareçam a mesma coisa, o trabalho em equipe e o trabalho em grupo têm resultados completamente diferentes. De acordo com Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes, desenvolver na equipe o sentimento da atuação assertiva é fundamental para obter o melhor resultado.

“Tem muita diferença entre o trabalho em equipe e o trabalho em grupo. Em grupo, os colaboradores trabalham de forma individualizada e não atingem as metas propostas pelos líderes. Já no trabalho em equipe, todos se esforçam em prol do mesmo objetivo”, concluiu.

Tudo o que foi aprendido no treinamento será usado para gerir os liderados, segundo a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.

“Treinamentos como os da Escola de Líderes são fundamentais para a promoção de aprendizagem dos líderes e liderados. Todo o conhecimento que obtivemos aqui será muito bem utilizado para melhorar nosso dia a dia de trabalho e oferecer um serviço em saúde ainda melhor para nossos pacientes”, disse.

Fortalecimento da equipe

O profissional da saúde enfrenta desafios todos os dias e as situações vivenciadas colocam à prova sua resistência física e psicológica, principalmente neste momento de pandemia.

De acordo com Narita Brito, diretora-geral da UPA Mansões Odisséia, em Águas Lindas de Goiás, o encontro gera o crescimento pessoal dos líderes da unidade, consequentemente, o fortalecimento da equipe.

“A Escola de Líderes é um momento único de aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento do autoconhecimento. Ela nos proporciona uma base para a construção de uma equipe forte. Também é um momento onde conseguimos enxergar de forma ainda mais clara que cada colaborador é um indivíduo com grande potencial”, explicou a diretora.

Já o diretor-geral do Hospital Bom Jesus, também em Águas Lindas, enalteceu o ambiente de desenvolvimento pessoal e coletivo proporcionado pela iniciativa.

“É um espaço que favorece o nosso desenvolvimento pessoal, ajudando a ampliarmos nossas habilidades. Consequentemente, isso gera o crescimento geral das equipes. O resultado de tudo isso é uma assistência cada vez mais qualificada aos nossos beneficiários”, destacou.

A importância do feedback

No treinamento, foram abordados com os líderes a importância de dar um feedback adequado para os colaboradores liderados, trazendo os pontos positivos e conversando com eles sobre o que podem melhorar.

Para o diretor das unidades ISAC em Araguaína, Waldemar Cardoso, todo conhecimento é bem-vindo, ainda mais quando ele pode melhorar o ambiente de trabalho.

“O feedback é muito importante. A comunicação pode sempre melhorar em todo o âmbito da vida, principalmente no trabalho. Então, sabendo como dar esse feedback, podemos incentivar nossos colegas a crescerem ainda mais. Temos sempre a ganhar porque podemos aprender mais todos os dias”, enfatizou.

Ampliar as potencialidades

A diretora-geral do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, Karol Oliveira, destacou que a capacitação fomenta o desenvolvimento das potencialidades.

“Quando nos conhecemos melhor, temos condições de desenvolver os pontos mais fortes e trabalhar os aspectos que ainda são mais desafiadores. Isso ajuda no crescimento pessoal de todos nós, nos tornando líderes mais humanos e preparados”, afirmou.

Já Celisangela Matias, diretora-geral do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, o treinamento fortalece as equipes para a melhoria contínua da assistência.

“Ao trabalhar as potencialidades das equipes, geramos um ambiente propício para a melhoria contínua da assistência”, finalizou.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.