Várias pessoas estão de pé, uma ao lados das outras, utilizando máscara e posando para câmera. Todas usam camiseta amarela

Semana Integrada de Segurança do Paciente movimenta unidades ISAC

Programação reforça a importância dos profissionais na garantia do acolhimento seguro

Para fortalecer a cultura da assistência segura ao paciente, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania realiza até sexta-feira, 17/09, a I Semana Integrada da Segurança do Paciente. As ações acontecem nos estados do Tocantins, Bahia, Goiás, Paraná, Alagoas e Pará.

Com o mote “O cuidado que começa com cada um de nós”, a programação consolida a importância de cada profissional em sua área de atuação para garantir um acolhimento seguro.

“A maioria das pessoas que trabalham com saúde focam apenas na aplicação de protocolos e implantação das seis metas internacionais de segurança do paciente, mas, na verdade, trata-se de uma cultura, e para construir uma cultura dentro do âmbito organizacional é necessária a participação de todos, desde quem está na ponta até as pessoas que ocupam cargos de gestão”, afirmou Yasmyny Cahet, gerente do NEPES – Núcleo de Educação Permanente e Estágios.

Envolvimento

Jogos para promover interações, varais com incentivo à atitude segura e rodas de conversa com o PitStop do Saber. Estas são apenas algumas das ações desenvolvidas pelo Comitê de Comunicação e Humanização. O grupo de trabalho criou as ações com o objetivo de envolver todos os colaboradores em prol da construção da cultura da segurança do paciente.

“A partir das ações conseguimos tocar cada um dos colaboradores que atuam na unidade para que eles entendam todos os processos. Falamos com os agentes de portaria, maqueiros, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, enfim, todos que fazem parte direta e indiretamente do processo de assistência e têm papel fundamental para garantir uma assistência segura”, destacou Yasmyny Cahet.

A fisioterapeuta do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, em Salvador, Verusca Contreiras, afirmou que o momento de interação auxilia no fortalecimento do espírito de equipe entre os colaboradores.

“Momentos como esse ajudam a entendermos que todos fazemos parte do mesmo time. Independente da função ou setor de atuação, todos nós estamos aqui para garantir a melhor assistência para o paciente com segurança e humanização”, explicou.

Melhorias

Um dos temas abordados durante os encontros é a importância das notificações de eventos adversos pelos colaboradores. A medida visa assegurar a melhoria contínua da assistência prestada, por meio do alinhamento constante dos fluxos e protocolos aplicados.

“Nosso objetivo é levar mais segurança ao paciente e oferecer aos nossos colaboradores ferramentas de trabalho que auxiliem a prática profissional assertiva na assistência, bem como a disseminação das boas práticas”, explicou Nara Fernanda Azevedo, coordenadora do SCIRAS – Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

“A notificação é a principal fonte de informação para a devida gestão de riscos, definição de barreiras e instrumentos destinados à prevenção de eventos semelhantes, além da minimização de riscos durante a prestação da assistência ao paciente em serviços de saúde”, concluiu.

Trilha Vital

As ações que envolvem a segurança do paciente nas unidades gerenciadas pelo ISAC seguem a Trilha Vital, modelo de governança assistencial que possui protocolos e fluxos bem definidos, primando pela qualidade e segurança dos seus pacientes de forma a ampliar o sucesso do tratamento.

“Temos um enorme compromisso com a vida, por isso, precisamos mitigar riscos e reduzir erros. Assim, atuamos com a Trilha Vital de Governança Assistencial, um sistema de gestão assistencial no qual seguimos uma caminhada em que os processos, políticas e protocolos são bem definidos, compartilhados e com resultados mensurados. Assim, todo o time consegue enxergar o que está sendo realizado”, explicou Vinicius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC.

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