Sinta-se Bem é o programa de qualidade de vida do trabalhador do ISAC
O sedentarismo é uma das principais causas de morte e problemas de saúde no Brasil. Ele está relacionado a doenças como obesidade, hipertensão arterial, infarto do miocárdio e ansiedade. Até na infância seus efeitos podem ser percebidos, a exemplo da redução do hormônio do crescimento e de problemas respiratórios.
A fim de contribuir para a melhora da qualidade de vida dos colaboradores, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania desenvolve o programa “Sinta-se Bem”. A iniciativa incentiva a alimentação saudável e a prática regular de exercício físico como medidas de promoção à saúde e bem-estar dos profissionais que atuam nas unidades gerenciadas pela instituição.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedito Bentes, a edição mais recente do programa contou com a participação da fisioterapeuta Eluana Cavalcante. Ela fez um bate-papo com os colaboradores sobre musculatura, tipos de exercício físico, alimentação e a relação absenteísmo x sedentarismo, ajudando a tirar dúvidas de colaboradores sobre o assunto.
Benefícios
A prática esportiva não é a única modalidade de atividade física. Limpar a casa, caminhar para o trabalho e subir as escadas de um prédio também ajudam a movimentar o corpo. Mas, para manter a saúde e o condicionamento físico, ela precisa ser regular. Recomenda-se, pelo menos, 150 minutos semanais de exercícios moderados.
Quem adota esse estilo de vida melhora a circulação, reduz e controla o diabetes e o risco de doenças cardiovasculares, ajuda a controlar o peso e mantém ossos, articulações e músculos saudáveis.