No Dia do Sorriso, UPAs e Hospigaf promovem ações de bem-estar para os colaboradores

Sim, o ditado popular “sorrir é o melhor remédio” tem embasamento científico!

Segundo os especialistas, além de ser característico do bom humor, esse simples gesto estimula o sistema imunológico e a concentração, faz bem para o pulmão e coração e, ainda, alivia o estresse e a ansiedade.

Para estimular esses benefícios e promover o bem-estar dos colaboradores, o Hospital Professor Ib Gatto (Hospigaf)e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Irmã Dulce e Trapiche da Barra, no Estado de Alagoas, fizeram uma ação especial no Dia do Sorriso, comemorado na primeira sexta-feira de outubro mundialmente.

Em ambientes assistenciais, a tensão é um componente natural do dia a dia de profissionais e usuários de serviço de saúde. Por isso estimular o sorriso pode ter efeitos muito positivos, inclusive no tratamento de doenças.

É o que afirma a psicóloga organizacional no Hospigaf, Daise Lopes. “Diante de vários meses intensos, que exigiram bastante da equipe assistencial, buscamos realizar ações que pudessem trazer momentos de alegria e descontração entre os colaboradores. Por isso, no Dia do Sorriso, preparamos um momento onde a tarefa era fazer o colega rir. A equipe foi bastante participativa e distribuímos brindes e sorrisos ao final. Nosso desafio enquanto equipe de gente e gestão é proporcionar um clima mais leve e prazeroso para as equipes que lidam diariamente com a missão de cuidar de vidas”, afirmou a colaboradora da área de Recursos Humanos.

Terapia para a mente e corpo

Sorrir não exige grande esforço físico aparente, mas esse simples gesto mexe, e muito, com as estruturas do corpo e da mente de quem o faz. Para começar, o ato movimenta 12 músculos. Esse número cresce para 24 quando gargalhamos e para 84 quando sorrimos e conversamos ao mesmo tempo.

O cérebro também sente os efeitos positivos do sorriso porque libera endorfina e serotonina. O primeiro é conhecido como o hormônio do bem-estar e, o segundo, ajuda a regular o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco e temperatura corporal.

Além disso, sorrir diminui os riscos de doenças cardíacas e melhora a produtividade no trabalho e as relações sociais.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.