Agora, uma vez por mês, a área de Gestão da Qualidade fará plantão para tirar dúvidas dos líderes sobre os indicadores
A área da saúde enfrenta desafios diários. Por isso a gestão dos indicadores de desempenho é tão importante para a garantia de um cuidado assistencial seguro, humanizado e de qualidade. Por meio dela é possível identificar pontos de melhoria e acompanhar a evolução dos serviços ofertados à população.
Pensando nisso, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania adotou o Plantão do Indicador nas UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes, em Maceió, no Estado de Alagoas.
Agora, uma vez por mês, a área de Gestão da Qualidade estará à disposição dos líderes das unidades, o dia todo, para tirar dúvidas e orientar a respeito das análises críticas e ações de correções. Será um dia específico para cada unidade e sempre antes do quinto dia útil, que é o prazo final para atualização dos indicadores no sistema.
Por que monitorar?
Segundo Gustavo Rocha, coordenador de Gestão da Qualidade nas duas unidades, o gerenciamento dos indicadores é fundamental para melhorar, cada vez mais, a experiência do usuário.
“A Gestão da Qualidade tem seu papel na assistência à saúde para garantir a melhor experiência para o paciente, com a tentativa de unir todas as engrenagens que compõem um serviço de saúde de forma padronizada, dinâmica, efetiva e eficiente e, assim, todos contribuírem para a entrega de uma assistência à saúde de qualidade”, explica.
O objetivo do Plantão do Indicador é melhorar as análises críticas e ações de correção e, com isso, contribuir para a tomada de decisão nas unidades.