A ação vai acontecer no Centro de Maceió e faz parte do Novembro Azul
Existe um tabu de que homem não gosta de ir ao médico. Infelizmente isso provoca a redução da estimativa de vida. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, em qualquer lugar do planeta, as mulheres vivem mais. Um dos fatores é cultural: elas costumam ir ao médico com mais regularidade, o que favorece a detecção e o tratamento das doenças.
Para tentar mudar essa realidade o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, promove nesta sexta-feira, dia 22, um mutirão em pleno calçadão do Centro de Maceió, com diversos serviços gratuito para população.
Serão feitos cerca de 400 testes de glicemia e aferição de pressão. A ação também conta com a participação de médicos para prestar esclarecimentos e até fazer encaminhamentos para outros atendimentos de saúde, caso seja necessário.
A iniciativa vai começar às 8 horas da manhã e só termina depois das 13 horas. Nesse período também haverá a distribuição de panfletos informativos, para conscientizar a população sobre a importância da realização do exame de próstata, que pode identificar de forma precoce o câncer nessa glândula e aumentar as chances de cura da doença.
Marla Sombra, médica do Instituto ISAC, explica que o Novembro Azul é um movimento mundial, realizado por diversas instituições, para conscientizar os homens acerca das doenças masculinas. A ênfase é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
“O objetivo principal é quebrar o preconceito deles de ir ao médico e esclarecer a importância do exame de toque retal, que pode identificar a doença nessa glândula. Quando isso é feito, as chances de curam aumentam até 90%”, esclarece.
INSTITUTO ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania – ISAC – é uma organização social sem fins lucrativos que otimiza os recursos públicos, com foco na humanização, qualidade assistencial e segurança do paciente. Em Alagoas, o ISAC administra as UPAs Benedito Bentes e Trapiche (em Maceió), a Irmã Dulce (em Marechal Deodoro), além do Hospital Geral Professor Ib Gatto Falcão (em Rio Largo).
A OS faz parte do terceiro setor e gerencia unidades de saúde públicas (por parcerias com o poder público) e privadas (em unidades próprias). O ISAC promove a valorização dos colaboradores, fomentando capacitações e treinamentos, além da meritocracia.
PRÓSTATA
A próstata é uma glândula que só o homem tem. É um órgão pequeno, com formato de maçã e fica logo abaixo da bexiga, à frente do reto (parte final do intestino grosso).
Ela envolve a porção inicial da uretra – tubo por onde a bexiga elimina a urina – e produz parte do sêmen – líquido espesso que contém os espermatozoides – liberado durante o ato sexual.
O CÂNCER DE PRÓSTATA
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Quando observados os valores absolutos e considerados os dois sexos, é o segundo tipo mais comum.
Esses tumores podem crescer de forma rápida e se espalhar para outros órgãos, causando a morte. Mas maioria cresce de forma muito lenta e não dá sinais, por isso exame do toque retal é tão importante.
É considerado um câncer da terceira idade, pois cerca de 75% dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. No Brasil, o aumento das taxas pode ser parcialmente justificado por três fatores: evolução dos exames de diagnóstico, melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e aumento da expectativa de vida.