Iniciativa faz parte do programa “Sinta-se Bem”
Com o objetivo de prevenir a obesidade e promover iniciativas que contribuam para adoção de hábitos saudáveis, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promoveu uma ação educativa sobre o tema nas unidades públicas que gerencia em todo o país.
Promovida pelas equipes de SST – Saúde e Segurança do Trabalho, a mobilização foi voltada aos colaboradores do ISAC de todo país com o foco de promoção do bem-estar dos trabalhadores que atuam na Instituição.
“A equipe de SST atua tanto na prevenção, evitando que o acidente ou a contaminação ocorram, mas também na sensibilização dos trabalhadores a respeito de hábitos saudáveis. Ações como essa são de fundamental importância para que os colaboradores sejam incentivados a adotar práticas de vida mais saudáveis”, explicou Jancarlos Ramos, coordenador de SST da Genesis.
Dieta equilibrada
Além do sobrepeso, a má alimentação também pode gerar impactos negativos para saúde. O aumento do consumo de alimentos mais calóricos e menos nutritivos ao longo do tempo pode desencadear doenças crônicas e graves.
A obesidade, agravos cardiovasculares, cânceres, hipertensão arterial e diabetes estão entre as patologias ligadas a uma dieta desequilibrada.
De acordo com a nutricionista do Multicentro Carlos Gomes – unidade gerenciada pelo ISAC em Salvador -, Laísa Pontes, a adoção de um plano alimentar prescrito por um profissional de Nutrição é uma boa alternativa para auxiliar na mudança de comportamento.
“Realizar uma programação alimentar com auxílio profissional é um passo importante quem quer adotar bons hábitos. A proposta é ter previamente programada a lista dos alimentos que serão consumidos nas refeições no decorrer da semana, com o foco numa dieta equilibrada. Isso ajuda a criar uma disciplina na rotina, que pode contar com a inclusão de atividades físicas para cuidar da saúde”, explicou Laísa Pontes.
Sinta-se bem
O “Sinta-se Bem” é o programa de qualidade de vida do trabalhador do ISAC. Ele incentiva a alimentação saudável e a prática regular de exercício físico como medidas de promoção à saúde e bem-estar dos profissionais que atuam nas unidades gerenciadas pela instituição.