Ano também foi marcado pela conquista do selo de acreditação ONA 2 – Acreditado Pleno e selo de acreditação Diamond da Qmentum International, atestando a qualidade e excelência em Rede de Atenção à Saúde
“Ótimos profissionais. A médica que me atendeu passou exames e conversou comigo, não me dispensou com dipirona para agilizar o atendimento. A enfermeira foi super ágil para encontrar minha veia e me dar medicação, um atendimento humanizado e que faz o tempo valer a pena”. Este é um dos vários depoimentos encaminhados à UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes, em Maceió (AL), pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário.
Em 2023, a UPA Benedito Bentes, sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, realizou 101.152 atendimentos em Clínica Médica, Pediatria, Odontologia, Ortopedia e Serviço Social, e 88.406 SADT (Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico), que concentram os exames laboratoriais, de raio-x e eletrocardiogramas.
Esse total de atendimentos equivale a uma redução de 8,9% em comparação com 2022, que somou 111.028 atendimentos e a explicação é a mudança no perfil epidemiológico da UPA 24h: com o aumento de quadros crônicos agudizados, isto é, quando os sintomas pioram e exigem maior atenção, o tempo de espera e permanência dos usuários aumentou ao longo do ano.
Ainda assim, a unidade avançou com dois reconhecimentos ao nível nacional e internacional que surgiram no decorrer do ano, destaca Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes.
“Este foi um ano repleto de desafios e grandes conquistas. Evoluímos. E mais do que nunca somos reconhecidos pela excelência na qualidade e segurança do paciente”, afirma Douglas Teixeira. “Ainda revitalizamos a parte externa da unidade, recebemos uma ambulância para o transporte de pacientes e seguimos na realização de melhorias que são contínuas de acordo com o nosso Planejamento Estratégico, como a implementação de uma nova ferramenta para apoiar a gestão no acompanhamento das métricas e análises de desempenho”, acrescenta.
As grandes conquistas citadas por Douglas Teixeira são a mudança de nível na Organização Nacional de Acreditação (ONA), em maio, e o selo de acreditação da Qmentum International, em outubro, resultado do trabalho e dedicação das equipes ao longo dos últimos anos, que culminaram no duplo reconhecimento, em 2023.
Excelência no Brasil e internacional
Em todo o Brasil, poucas unidades de saúde pública possuem o selo de acreditação ONA 2 – Acreditado Pleno e a UPA Benedito Bentes é uma delas, assim como no município de Maceió, tornando-se a segunda do Estado de Alagoas a ter essa importante certificação.
Para conquistar o selo é necessário passar por um rigoroso processo de avaliação, observando critérios como segurança, organização e gestão integrada de processos, o que foi conseguido com êxito.
E para coroar de vez a unidade maceioense, a conquista do selo de acreditação Diamond da Qmentum International, que avalia a governança corporativa, a prestação de serviço e todo o funcionamento da rede. Este modelo de avaliação de excelência em Rede de Atenção à Saúde é realizado em mais de 40 países, sendo aplicado no Brasil pela QGA – Quality Global Alliance.
“Essas conquistas demonstram o nosso compromisso com a saúde da população de Maceió e região, e que a nossa unidade está sempre de portas abertas para oferecer um atendimento humanizado, seguro e com qualidade”, conclui Douglas Teixeira.
Sobre a UPA Benedito Bentes
A UPA Benedito Bentes tem gestão compartilhada com o Instituto Saúde e Cidadania através de contrato de gestão com a Prefeitura de Maceió (AL). Sua operacionalidade constitui-se de 19 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, prestando Serviços de Qualidade na Segurança do Paciente, com acolhimento e triagem por Classificação de Risco baseada na metodologia Protocolo de Manchester. As especialidades para atendimento são: Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Odontologia. Dispõe de sala de Aplicação de Medicamentos; sala de observação Pediátrica, Adulto e Urgência Clínica; e SADT (Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico) em raio-x, Laboratório e ECG. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.