Equipe do laboratório da UPA Benedito Bentes recebeu o treinamento na própria unidade

UPA Benedito Bentes recebe treinamento em coleta de hemocultura

Equipe do laboratório clínico da unidade participou de atualização nos procedimentos casos suspeitos de meningite.

A hemocultura pesquisa os microrganismos no sangue que podem causar doenças como a meningite e a sepse. É considerada um dos principais exames laboratoriais e a qualidade do resultado depende de diversas recomendações.

Com o objetivo de atualizar sobre os procedimentos padrões, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes, em Maceió (AL), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, recebeu um treinamento em coleta de hemocultura realizado pela equipe especializada da Laclin – Laboratório de Análises Clínicas.

O treinamento foi realizado no dia 4 de outubro no laboratório da UPA e contou com a participação dos biomédicos e técnicos de análises clínicas da unidade. Os colaboradores foram atualizados sobre os procedimentos de assepsia, manuseio, coleta, armazenamento e transporte em amostras de hemocultura, a fim de assegurar a qualidade da amostra clínica.

Foram abordados desde a punção até os meios de cultura adequados e técnicas detalhadas, visando, principalmente, o fluxo de coletas de hemocultura para casos suspeitos de meningite.

Desde setembro, a Prefeitura de Maceió, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde, executa o Plano de Enfrentamento à Meningite e ao Surto de Doença Meningocócica, e a UPA Benedito Bentes é parceira da estratégia.

A meningite é uma doença caracterizada pelo processo de inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro, e que pode levar a óbito. A vacinação é a melhor forma de prevenção e é oferecida gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Sobre a UPA Benedito Bentes

A UPA Benedito Bentes é custeada pela Prefeitura de Maceió e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 19 leitos e capacidade para atender até 350 pacientes por dia, com serviços de urgência clínica, ortopédica, pediátrica e odontológica. É certificada como nível 2 – Acreditado Pleno pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecida pela implantação do projeto Lean nas Emergências e possui o selo Acreditado Diamante da Qmentum International.

Sobre o ISAC

O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.