Projeto busca agilizar os processos para reduzir o tempo de espera na UPA Benedito Bentes
Porta de entrada para urgência e emergência do SUS – Sistema Único de Saúde, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento é um estabelecimento de saúde transitório, no qual o paciente deve ficar até 24 horas. E, quando esse período é ultrapassado, a unidade se vê atuando acima da capacidade, com superlotação. E, consequentemente, o paciente fica insatisfeito.
Para que essa experiência seja diferente, as UPAs gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Maceió – Alagoas, implantaram a metodologia Lean.
A Lean nas UPAs é uma metodologia que proporciona constante eliminação do desperdício, eficiência na aplicação do dinheiro público e maior satisfação aos usuários do SUS. Ela contribui para otimizar processos e agilizar o atendimento de forma a possibilitar a redução no tempo de espera por atendimento e diminuição no período de permanência dos pacientes acolhidos.
Realidade essa que já pode ser vista como um dos principais resultados da implantação do projeto Lean na UPA Benedito Bentes.
A UPA administradas pelo ISAC na capital alagoana é umas das 50 unidades de urgência e emergência de todo o Brasil escolhidas para fazer parte do segundo ciclo do projeto.
Uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, e executada em parceria com UFF – Universidade Federal Fluminense, a metodologia busca assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. A melhoria da aplicação dos processos resulta numa assistência mais resoluta e eficiente.
Processo de implantação
Nos últimos meses, a UPA passou por um processo de reestruturação e humanização do fluxo e atendimento a partir da implantação do projeto.
Agora, após o período de implantação, a unidade recebeu o Termo de Certificação do projeto.
“O fato é que o uso da abordagem de melhoria contínua Lean promove uma mudança de cultura em todas as UPAs. As equipes de melhoria estão fazendo uso da aplicação de ferramentas e métodos que agregam mais valor para os pacientes através da constante eliminação do desperdício na UPA, eficiência na aplicação do dinheiro público, economizado e dando maior satisfação aos usuários do SUS”, explicou o professor doutor Robisom Calado, coordenador do LabDGE – Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade Federal Fluminense.
Engajamento das equipes
Durante a implantação da metodologia, profissionais das unidades passaram por uma série de capacitações e adequações supervisionadas. O processo contou com visitas técnicas e o apoio de tutores da Universidade na implantação de estratégias para tornar o atendimento melhor.
Para o diretor-geral da UPA Benedito Bentes, Douglas Teixeira, o projeto norteia a gestão dos processos e o monitoramento dos resultados.
O diretor destaca ainda o empenho das equipes das UPAs para a implantação dos processos de forma eficiente.
“É um projeto desafiador, pois a UPA é um lugar que vivencia melhorias contínuas. Posso afirmar que o processo de implantação nos trouxe um norte para que possamos desenvolver atividades e assim seguirmos as cadeias com a metodologia de fluxo, para que possamos, junto à equipe multidisciplinar, pactuar melhores resultados, valorizando os recursos aplicados em transição com monitoramento de indicadores e implantações de técnicas inovadoras. O engajamento das equipes foi fundamental para que atingíssemos o sucesso na implantação desse processo”, comemora o diretor.
Lean nas UPAs
O Projeto Lean nas UPAs é uma estratégia para melhorar e acelerar o atendimento nas unidades de pronto atendimento do Brasil. Ele se baseia na metodologia Lean, que tem origem no Sistema Toyota de Produção, bastante conhecido pela indústria. Na saúde, o método é chamado de Lean Healthcare.
A UPA Benedito Bentes é custeada pela Prefeitura de Maceió e estão sob gestão compartilhada do ISAC. Ela é certificada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação como Nível 1 – Acreditado.