Treinamento promove desenvolvimento pessoal e autoconhecimento necessário para entender os processos de gerenciamento das equipes de forma assertiva
Promover o desenvolvimento da liderança e proporcionar um momento de reflexão com atividades voltadas para a autoavaliação e autoconhecimento necessário para entender os processos de gerenciamento das equipes de forma assertiva.
Esse foi o objetivo da Escola de Líderes ISAC – Instituto Saúde e Cidadania promovido pelo setor de Recursos Humanos aos colaboradores das unidades gerenciadas pela organização social no Tocantins, Bahia, Alagoas e Goiás.
“Fomentamos a capacitação continuada dos nossos colaboradores, sempre buscando a excelência e humanização, que são características que fazem parte do Jeito ISAC de ser”, destacou Lorena Conte, gestora de Pessoas ISAC.
Trabalho em equipe e feedback
Nessa edição, a Escola de Líderes ISAC trouxe como tema o impacto do trabalho em equipe e do feedback. O treinamento foi mediado por Lorena Conte e Ruama Caetano.
“Implantar a cultura de feedback dentro do trabalho em equipe ajuda a solucionar problemas como falta de engajamento e propósito. Além disso, essa é uma prática que impacta positivamente nos resultados e no clima da organização”, explicou Ruama.
Trabalho em equipe e trabalho em grupo
Embora pareçam a mesma coisa, o trabalho em equipe e o trabalho em grupo têm resultados completamente diferentes. De acordo com Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes, desenvolver na equipe o sentimento da atuação assertiva é fundamental para obter o melhor resultado.
“Tem muita diferença entre o trabalho em equipe e o trabalho em grupo. Em grupo, os colaboradores trabalham de forma individualizada e não atingem as metas propostas pelos líderes. Já no trabalho em equipe, todos se esforçam em prol do mesmo objetivo”, concluiu.
Tudo o que foi aprendido no treinamento será usado para gerir os liderados, segundo a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.
“Treinamentos como os da Escola de Líderes são fundamentais para a promoção de aprendizagem dos líderes e liderados. Todo o conhecimento que obtivemos aqui será muito bem utilizado para melhorar nosso dia a dia de trabalho e oferecer um serviço em saúde ainda melhor para nossos pacientes”, disse.
Fortalecimento da equipe
O profissional da saúde enfrenta desafios todos os dias e as situações vivenciadas colocam à prova sua resistência física e psicológica, principalmente neste momento de pandemia.
De acordo com Narita Brito, diretora-geral da UPA Mansões Odisséia, em Águas Lindas de Goiás, o encontro gera o crescimento pessoal dos líderes da unidade, consequentemente, o fortalecimento da equipe.
“A Escola de Líderes é um momento único de aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento do autoconhecimento. Ela nos proporciona uma base para a construção de uma equipe forte. Também é um momento onde conseguimos enxergar de forma ainda mais clara que cada colaborador é um indivíduo com grande potencial”, explicou a diretora.
Já o diretor-geral do Hospital Bom Jesus, também em Águas Lindas, enalteceu o ambiente de desenvolvimento pessoal e coletivo proporcionado pela iniciativa.
“É um espaço que favorece o nosso desenvolvimento pessoal, ajudando a ampliarmos nossas habilidades. Consequentemente, isso gera o crescimento geral das equipes. O resultado de tudo isso é uma assistência cada vez mais qualificada aos nossos beneficiários”, destacou.
A importância do feedback
No treinamento, foram abordados com os líderes a importância de dar um feedback adequado para os colaboradores liderados, trazendo os pontos positivos e conversando com eles sobre o que podem melhorar.
Para o diretor das unidades ISAC em Araguaína, Waldemar Cardoso, todo conhecimento é bem-vindo, ainda mais quando ele pode melhorar o ambiente de trabalho.
“O feedback é muito importante. A comunicação pode sempre melhorar em todo o âmbito da vida, principalmente no trabalho. Então, sabendo como dar esse feedback, podemos incentivar nossos colegas a crescerem ainda mais. Temos sempre a ganhar porque podemos aprender mais todos os dias”, enfatizou.
Ampliar as potencialidades
A diretora-geral do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, Karol Oliveira, destacou que a capacitação fomenta o desenvolvimento das potencialidades.
“Quando nos conhecemos melhor, temos condições de desenvolver os pontos mais fortes e trabalhar os aspectos que ainda são mais desafiadores. Isso ajuda no crescimento pessoal de todos nós, nos tornando líderes mais humanos e preparados”, afirmou.
Já Celisangela Matias, diretora-geral do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, o treinamento fortalece as equipes para a melhoria contínua da assistência.
“Ao trabalhar as potencialidades das equipes, geramos um ambiente propício para a melhoria contínua da assistência”, finalizou.