UPA Benedito Bentes realizou mais de 162 mil atendimentos em 2021

Assistência a pacientes com suspeita de covid-19 aumentou 112% no comparativo com 2020

Em um único mês, Ana Paula Rabêlo foi acolhida na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes por três vezes. A dor era intensa. Desesperada, ela pensou no pior: câncer de estômago. Deu graças a Deus quando soube que era infecção urinária e agradeceu pelo atendimento da equipe.

“A dor era uma coisa louca. Então, só o atendimento ali já me tranquilizou. Só que eu chorava e gritava de dor porque realmente era insuportável. E as meninas foram de uma presteza, uma educação, gentileza, amorosas. Não tenho nem como te explicar. Eu s de casa desesperada, com dor, sem saber como seria o atendimento. E quando chega lá é aquele atendimento dez!, relembrou a operadora de Telemarketing.

Ana Paula foi um dos milhares de usuários atendidos na UPA Benedito Bentes em 2021. Nesse período, a unidade realizou 162.178 atendimentos, sendo 86.254 nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia, Covid-19 e Odontologia, 55.311 exames laboratoriais, 15.660 raios X e 4.953 eletrocardiogramas.

Esse quantitativo representou 14,6% a mais do que a unidade registrou em 2020, quando foram realizados 141.471 atendimentos.

A unidade de saúde é pública, custeada pela Prefeitura de Maceió e gerenciada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Infecção viral foi a causa mais frequente de atendimento

Seguindo a tendência do ano anterior, as infecções virais foram a causa mais frequente de atendimento na unidade em 2021. Elas representaram 12,5% das admissões, seguido de dor aguda e nasofaringite aguda, calculadas em 5,4% e 3,6%, respectivamente.

Covid-19: atendimentos aumentaram 112% em um ano

Referência em atendimento a pacientes com covid-19, a unidade registrou 28.357 admissões por este motivo em 2021. Em relação ao ano anterior, esse número foi 112% superior aos 13.348 registrados em 2020.

Em dezembro, com a chegada da gripecausada pelo vírus influenza em Maceió, mais uma vez, a unidade se viu diante de um cenário desafiador. O aumento da procura por atendimento lotou a UPA. Tanto é que as síndromes gripais representaram 46,5% dos 10.370 atendimentos realizados em todo o mês.

Laboratório é certificado pelo segundo ano consecutivo

Em 2021, pelo segundo ano consecutivo, o Laboratório de Análises Clínicas da UPA teve seu desempenho classificado como excelente pelo PNCQ – Programa Nacional de Controle de Qualidade.

A certificação atesta o compromisso de melhoria contínua do laboratório e compara os seus resultados com os de outros que participam do programa no país. A iniciativa é patrocinada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

As lições que 2021 deixou

Segundo Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA, 2021 ensinou muitas lições ao time do ISAC que atua na unidade. Dentre elas, a confirmação de que é possível oferecer assistência à saúde com qualidade em cenários desafiadores.

Somos uma unidade porta aberta e, mesmo com o aumento dos atendimentos por conta das síndromes gripais, todos os pacientes que chegaram até a UPA foram atendidos. Inclusive, por vários dias, atendemos mais pessoas do que a nossa capacidade diária instalada. E sempre demos o nosso melhor!”, disse o gestor.

Para a assistente social Analu Mendonça, a expressão “dar o melhor” resume bem o ano na unidade. “Eu amo trabalhar aqui [na UPA]. O nosso Jeito ISAC faz toda a diferença, especialmente pela humanização e organização. Aqui, acolhemos o paciente e o familiar. Esta é uma parte importante da assistência”, comentou ela.

Outra colaboradora que lembrou das lições de 2021 foi a técnica em Enfermagem Luciene Leite. “O ano de 2021 foi tão difícil quanto o de 2020. Porém, foi um ano de reconstrução e esperança com a chegada da vacina. Nesse percurso, além de oferecer suporte psicológico para a equipe, o ISAC garantiu equipamentos de proteção para trabalharmos mais tranquilos”, relembrou a técnica.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.