UPA registra aumento de 242% nos atendimentos a pacientes com síndromes gripais

Unidade está funcionando acima da sua capacidade diária instalada para atendimento

O vírus da Influenza A H3N2 tem se espalhado rapidamente pelo Brasil, lotando as unidades de saúde públicas e privadas. Em Maceió, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento Benedito Bentes registrou um aumento de mais de 240% nos atendimentos a pacientes com síndromes gripais.

Tanto é que, desde o dia 13/12, a unidade está atendendo uma média de 450 pacientes por dia, sendo que a capacidade instalada é para 350 pacientes por dia, o que tem prolongado o tempo de atendimento.

Para se ter ideia, nos primeiros 20 dias de dezembro, a unidade atendeu 2.282 pacientes com sintomas da doença, um aumento de 242% em relação ao período de 1º a 20 de novembro, quando a UPA acolheu 941 casos de síndromes gripais.

Consultórios especializados

Quem chega à unidade com os sintomas da doença é identificado logo na recepção por um técnico de Enfermagem. O profissional verifica os sinais vitais do usuário, faz uma pré-análise do quadro clínico e o encaminha para uma área separada, onde há um consultório especializado.

Isso evita o contato dos usuários com pacientes que procuram a unidade em decorrência de outras patologias e agiliza o atendimento.

Prevenção 

De acordo com José Maria Filho, superintendente técnico do ISAC, organização social responsável pela gestão da UPA Benedito Bentes, manter as medidas contra a covid-19, como uso de máscara, lavagem das mãos e o distanciamento social, também ajudam na prevenção da gripe. A imunização é outra medida eficaz contra a doença.

“As pessoas que apresentarem sintomas gripais mais graves, como febre alta persistente, devem procurar as unidades de urgência e emergência para serem avaliadas e medicadas. Em casos de sintomas leves, como nariz escorrendo e tosse, o usuário deve manter a hidratação e procurar os postos de saúde dos bairros”, explicou o médico.

O que é a gripe H3N2?

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A. Ele causa os mesmos sintomas apresentados por quem é infectado pelo vírus H1N1. São eles: febre acima de 38 graus; dores no corpo, de garganta e de cabeça; tosse; espirro; coriza; calafrios; náuseas e vômito; cansaço excessivo; moleza e diarreia.

 

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.