Estudos comprovam que a atitudes gentis ajudam a afastar a ansiedade e melhoram o bem-estar emocional
Com objetivo de estimular a prática de atitudes gentis nas unidades que gerencia no país, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania – celebrou o Dia da Gentileza na última sexta-feira, 12 de novembro.
De acordo com Evane Corbacho, presidente do ISAC, praticar a gentileza no ambiente de trabalho contribui para o fortalecimento da assistência mais humanizada e qualificada nas unidades de saúde.
“Atitudes gentis, respeitosas e baseadas na empatia sempre tornarão o ambiente de trabalho um lugar mais humanizado. E esse é um importante pilar para a prestação de uma assistência qualificada e segura numa unidade de saúde”, destacou Evane.
Durante a programação, os colaboradores participaram de uma dinâmica que os estimulou a destacar as qualidades pessoais dos colegas. A ação proporcionou maior interação entre as equipes e mais leveza ao clima organizacional.
Vantagens da prática da gentileza
Alguns estudos apontam que ações gentis e atitudes positivas ajudam a afastar a ansiedade. E que interações interpessoais positivas auxiliam na melhoria do bem-estar emocional.
Além do que no local de trabalho, a gentileza eleva o nível de produtividade e proporciona um ambiente mais favorável para o desenvolvimento pessoal e coletivo dos colaboradores.
“A gentileza provoca impactos emocionais positivos tanto para quem pratica quanto para quem é alvo da atitude gentil. Uma cultura organizacional que fomenta essa prática fortalece a humanização, o desenvolvimento pessoal e aumenta a qualidade e eficiência dos serviços prestados”, explicou Lorena Conte, gestora de Pessoas do ISAC.