UPA Benedido Bentes é convidada para projeto do Ministério da Saúde

Metodologia impactará na melhoria dos fluxos e do acolhimento nas unidades alagoanas

As UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes, ambas localizadas em Maceió, foram selecionadas e convidadas pelo Ministério da Saúde para participarem do projeto LEAN.

“LEAN” é uma metodologia de atendimento e de melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades. Na tradução livre, a palavra lean quer dizer enxuto em português.

O projeto faz parte do PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. A proposta busca levar inovação para a saúde e capacitar as equipes das UPAs 24h. A UFF – Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, também será parceira da ação.

“É um projeto que usa uma abordagem colaborativa e humanizada para melhorar o nosso fluxo contínuo do processo de acolhimento, agregando valor e aumentando a qualidade do serviço que prestamos”, destaca Flávia Pontes, diretora-geral da UPA Trapiche.

O período de implantação do projeto passa por duas fases: a de visitas técnicas presenciais nas unidades e a de monitoramento dos resultados alcançados. Os profissionais das UPAs terão a rotina acompanhada de perto pelos assessores técnicos do projeto que devem, ainda, verificar
os procedimentos estabelecidos nas unidades participantes.

“Uma das ferramentas do projeto é criar a cultura da disciplina e gerar oportunidades para melhorias, aplicando soluções”, comemora Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes.

Em breve, o Ministério da Saúde deverá divulgar o calendário com as programações do projeto.

Reconhecimento

As UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes são custeadas pela Prefeitura de Maceió e gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. Recentemente, a organização social conquistou a acreditação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno na UPA Trapiche da Barra. A unidade é a terceira UPA do país a receber o selo e a única do Estado de Alagoas.

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a UPA passou por uma avaliação detalhada, realizada por uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada e por uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.

Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade, a segurança na assistência prestada e a gestão integrada entre os processos.

Compartilhe esta postagem »»

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.