O objetivo é qualificar médicos e enfermeiros atuantes nos serviços da Rede de Atenção às Urgências do SUS
Médicos e enfermeiros das UPAs – Unidades de Pronto Atendimento Benedito Bentes e Trapiche da Barra, em Maceió, no estado de Alagoas, participam do curso “Qualificação de Profissionais do Sistema Único de Saúde em Urgências e Emergências com Simulação Realística”, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O curso foi disponibilizado pelo estado de Alagoas por meio do PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde.
Iniciado no dia último 21, o curso aborda temas pertinentes ao atendimento de urgências e emergências nos serviços primários e secundários de saúde. Serão usados casos clínicos que promoverão as discussões embasadas nos protocolos vigentes, promovendo atualização da abordagem diagnóstica e intervenções terapêuticas.
O programa foi desenvolvido com o método de simulação pela equipe do Centro de Simulação Realística do Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.
Vagas
A princípio foram ofertadas ao estado 20 vagas, dez para a turma de urgências em adulto e dez para pediátrica para unidades de Alagoas. Cada participante indicado deveria ter o nome constando no cadastro de profissionais do estabelecimento de saúde (UPA 24h ou SAMU 192) no Sistema do CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, em cargo com perfil assistencial. O estabelecimento também deveria ser habilitado e/ou qualificado e constar em PAR – Plano de Ação Regional de Urgências aprovado.
As UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes foram selecionadas para participar do treinamento. Foram cedidas duas vagas para médicos e duas vagas para enfermeiros em cada unidade. Uma dupla de enfermeiro e médico para emergências pediátricas e a outra dupla para emergências com adultos.
As unidades são custeadas pela Prefeitura de Maceió e gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.