Mulheres representam 75% dos colaboradores das unidades gerenciadas pela organização social no estado
No ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, valorizar a diversidade, inclusão e igualdade de gênero dentro do ambiente de trabalho é um compromisso. Prova disso é a representatividade feminina no quadro de colaboradores das unidades que a organização social administra em Alagoas: o Hospital Professor Ib Gatto Falcão e as UPAS – Unidades de Pronto Atendimento Benedito Bentes e Trapiche da Barra.
Dos 498 colaboradores que atuam nas três unidades, 74% são do sexo feminino. Uma delas é a coordenadora do NEPES – Núcleo de Educação Permanente e Estágios nas UPAs, Yasmyny Cahet.
“É muito bom fazer parte de uma instituição que dá espaço e valoriza o lugar de fala das mulheres. Me sinto respeitada como profissional e empoderada como mulher para desempenhar a minha função com excelência dentro do ISAC”, comentou a enfermeira.
A agente de Portaria Claudiene Arruda também faz parte do time ISAC em Alagoas. Ela é a única mulher a ocupar um cargo na Portaria da UPA Benedito Bentes.
“Só tenho a agradecer pela oportunidade que me foi dada, sendo eu a única mulher na Portaria. Sou bem elogiada pelos meus colegas de trabalho e pelos pacientes que passam pela unidade. E tento dar sempre o meu melhor para ter um bom plantão”, contou.
Ascensão na carreira
Para a enfermeira assistencial Flavianne Estrela, atuar no ISAC representa uma grande oportunidade de ascensão profissional.
“Sou muito grata ao ISAC por atuar com um modelo de gestão que valoriza o profissional, independente de questões de gênero. Minha primeira oportunidade de trabalho foi aqui. Em pouco tempo, fui reconhecida com um convite para assumir um importante setor. Esse crescimento profissional foi algo que sempre desejei”, comemorou a coordenadora de Qualidade e NEPES no Hospital Ib Gatto.
Inspiração
Para a diretora-geral do Hospital Ib Gatto Falcão, Rhaissa Paz, à medida que as mulheres conquistam novos espaços, outras vão sendo inspiradas a vencer.
“Para mim é uma honra representar todas vocês. Eu quero e busco inspirar vocês para que nós consigamos chegar nos nossos propósitos, e amanhã vocês estarem aqui. Porque, infelizmente, no Brasil, ainda há uma discrepância da quantidade de homens em cargos de alta gestão. Mas eu sei que vocês podem. Nós podemos!”, incentivou Rhaíssa.
Valorização da diversidade
De acordo com a presidente do ISAC, Evane Corbacho, as instituições têm papel fundamental na garantia da igualdade dos gêneros.
Para ela, somente o investimento na representatividade feminina vai fazer com que as barreiras e o preconceito sejam superados no país.
“O ISAC é sensível às questões de gênero. As mulheres são o público majoritário da Instituição. Aqui muitas delas atuam em posições de liderança e gestão. Isso reforça nosso compromisso com a valorização da diversidade e a construção de uma sociedade melhor para todos”, destacou.